Click here for Myspace Layouts

domingo, 13 de junho de 2010

Exercicios Potência, Energia Cinética e Teorema da Energia Cinética

1. Uma máquina A eleva verticalmente um corpo com 1 kg de massa a 12 m de altura, em 4s, com velocidade constante. Outra máquina B puxa, em uma superfície horizontal lisa, um corpo com massa igual a 2 kg, inicialmente em repouso, até a velocidade de 8 m/s, em 2 s. Considere g = 10 m/s2.
a. Qual o trabalho total realizado pelas máquinas A e B?
b. Qual a potência desenvolvida pela máquina A? E pela máquina B?
c. Se as máquinas tivessem que realizar um mesmo trabalho, qual delas o faria num intervalo de tempo menor?

2. A potência de uma máquina é de 300 J/s. O que significa esse número? Justifique.

3. Um homem de 80 kg de massa sobe em 20 s um lance de escadas de 8 m na vertical. Qual a potência desenvolvida pelo homem em HP? Considere g = 10 m/s2 e 1 HP = 746W.

4. Qual a energia cinética de um corpo de massa igual a 2,0 kg que se move com velocidade de 3,0 m/s?

5. Um corpo de massa 0,5 kg adquire velocidade em função do tempo de acordo com a função v = 6 + 2t (SI). Calcule a energia cinética do corpo no instante 4s.

6. Uma força resultante constante de módulo igual a 40N atua sobre um corpo que se movimenta em linha reta. Qual a distância percorrida por esse corpo durante o tempo em que sua energia cinética variou 80J?

7. Num determinado percurso, um corpo tem sua velocidade aumentada de 5m/s para 10m/s. Sabendo que nesse trecho o trabalho realizado foi de 112,5J, determine a massa do corpo.

8. Um corpo de massa igual a 30 kg, inicialmente em repouso, é posto em movimento sob a ação de uma força constante e adquire, ao fim de 2 minutos, uma velocidade de 72 km/h na direção da força aplicada. Determine:
a. A intensidade da força aplicada ao corpo;
b. O trabalho realizado pela referida força ao longo da distancia percorrida pelo corpo.
9. Um projétil de massa 20g, com velocidade de 250 m/s dirigida horizontalmente, atinge uma placa de madeira e penetra 30 cm nela. Determine o módulo da força média de resistência oposta pela madeira ao movimento da bala.

5 comentários:

  1. Como resolvo a questão numero 7?
    obrigada

    ResponderExcluir
  2. Use o Teorema da Energia Cinética, que diz: "O trabalho é igual à variação da energia cinética (Energia cinética final - energia cinética inicial). Você conhece o valor do trabalho e das duas velocidades (inicial e final).

    ResponderExcluir
  3. Qual a resposta da questão numero 8? muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. pode me passar a resolução das questoes?

    ResponderExcluir