Click here for Myspace Layouts

sábado, 14 de agosto de 2010

A Luz para o Fotógrafo


Tudo o que enxergamos*, é por conta do espectro da radiação eletromagnética que está entre o infravermelho e o ultravioleta. A luz visível. Hora emitida, hora refletida, hora parcialmente refletida e parcialmente emitida, refratada, absorvida, transmitida pelos objetos e meios transparentes e translúcidos. São os diferentes comprimentos de onda dos raios luminosos que definem as cores de tudo o que existe, mas isso é verso para outra prosa.

01.Fontes de luz emitem luz.
Exemplos: O sol, um metal incandescente, uma lâmpada ou uma televisão.
02.Os demais objetos apenas refletem parte da luz emitida por fontes luminosas.Exemplos: Um lápis, sua mãe, a Lua.
03.Nós enxergamos as coisas porque somos equipados com sensores de luz, nossos olhos, e quando a luz incide sobre elas, ou, é emitida por elas, células cones e bastonetes captam a freqüência, a amplitude e a polarização da radiação visível refletida ou produzida por estes objetos, e cabe ao cérebro decodificar essas informações e extrair-lhes algum sentido.

Seguem algumas das propriedades da luz que nos interessam:

Intensidade: Representa o fluxo de energia por período de tempo. Pode ser medida, por exemplo, em Watts, ou, Lumens. Quando se fala em Watt, no entanto, deve-se tomar especial cuidado porque, uma lâmpada que consome, por exemplo, 100 Watts não vai entregar 100 Watts de luz. 20% desta energia será perdida, transformada em calor ou em raios infravermelhos (que não são visíveis pelo olho humano) Para algumas pessoas, Brilho e Intensidade de luz são sinônimos. Isto é um equívoco. O brilho diz respeito à percepção visual que temos da luz, é uma sensação. Está, portanto, sujeita a interpretação. Prova disso: ilusões de óptica.

Frequência ou Comprimento de Onda: O Comprimento de onda é o nome dado para o período da onda, ou seja, para a distância que a onda percorre até que a sua forma se repita. É determinado medindo-se a distância entre pontos consecutivos e correspondentes da mesma fase, como os picos das ondas.



O comprimento/freqüência da onda são responsáveis pela sensação colorida, percebida pelo olho humano. Ondas visíveis de maior freqüência são percebidas como mais frias e rumam para ultravioleta. Quanto menor a freqüência da onda, mais próxima do infravermelho ela está.

Freqüência quer dizer: Número de ciclos, ( ocorrências de um evento que se repete), por unidade de tempo. A unidade de medida para a freqüência é o hertz (Hz) e dizer: “1Hz” é o mesmo que dizer que um evento ocorre uma vez a cada segundo.



Polarização: A luz do sol ou emitida por uma lâmpada não é polarizada, o que significa que as oscilações descritas como ondas podem variar em sua orientação. Na maior parte dos gráficos e representações quantitativas das ondas eletromagnéticas, a luz parece polarizada, justamente porque estas representações são bidimensionais e quantitativas. No entanto, as partículas podem vibrar em qualquer plano no espaço tridimensional. Na fotografia, a luz não polarizada pode criar reflexos indesejáveis dependendo da superfície do objeto a ser fotografado. É aí que entram os filtros polarizadores.

Refração: Quando a luz passa por um meio transparente ou translúcido, seu comprimento de onda é ligeiramente comprimido (A luz tende para o azul) e sua velocidade diminui. Isso faz com que o raio de luz mude de direção quando transita de um meio para outro quando em ângulo.
A Refração da luz torna possível tanto a visão humana quanto a fotografia, já que capturamos e miniaturizamos o mundo ao nosso redor graças a lentes orgânicas que, ao refratarem a luz, são responsáveis pela imagem projetada no fundo de nossos olhos.

Reflexão: Quando uma onda de luz incide sobre um objeto, ela pode ser absorvida pelo objeto, neste caso, sua energia é convertida em calor, pode ser transmitida pelo objeto, como acontece com a fibra óptica, ou então, pode ser refletida por este objeto. Geralmente, a luz incidente sobre os objetos é composta de diferentes comprimentos de onda. Quando isso ocorre, as ondas de luz são absorvidas seletivamente, ou seja, o objeto pode refletir a luz verde enquanto absorve todas as outras freqüências de luz visível.

A maneira como a luz visível interage com os objetos depende da sua freqüência e da natureza dos átomos presentes no objeto. Uma superfície negra está absorvendo quase a totalidade dos raios que incidem sobre ela. Essa energia é transformada em calor, e é por isso que usar roupas claras no verão é mais refrescante. As cores claras refletem maior quantidade de luz.

Reflexão Direta:Nos espelhos, cuja superfície é tão lisa que suas imperfeições são menores que os comprimentos da onda luminosa, quase toda a luz incidente é refletida. Ao olharmos para o espelho, portanto, podemos contemplar o reflexo de todos os raios de luz refletidos pelo nosso rosto. Reflexão Direta é o nome que se dá quando a luz incidente é refletida quase integralmente. Superfícies lisas, como uma fotografia ampliada em papel brilhante, produzem reflexão direta.

Reflexão difusa:A superfície acidentada dos tecidos, da madeira, do papel fosco fazem com que os raios de luz incidentes reflitam em todas as direções, impossibilitando que a imagem da fonte de luz seja formada.


Modelo de Raio de Luz:

Talvez inspirado pelos raios de sol cortando os céus entre nuvens, o modelo de raio de luz pode não ser o mais verossímil, mas para a finalidade proposta neste blog, é o mais indicado porque é o mais simples e nos permite compreender melhor a forma como a luz se desloca, refrate, reflete.


Neste exato instante, seus olhos captam a luz emitida pelo monitor. Se você imprimir estas páginas e resolver lê-las num parque, é a luz emitida pelo sol, que atinge o suporte (papel) e é refletida para os seus olhos. A tinta da impressão absorve mais luz do que a folha branca fazendo com que seja possível distinguir entre um e outro para então interpretarmos a tipografia e compreendermos o texto.

O segurança oculto na penumbra que vislumbra um beijo ardente sob o luar, está, na realidade, captando a luz do sol que, refletida pela lua, atinge o casal apaixonado que, por sua vez, WOW! reflete esses raios que dragam toda sorte de sentimentos da mente sob o quepe do vigia.

Lirismos a parte, fotografar é registrar em um suporte, que pode ser um negativo, um papel foto-sensível ou mesmo a própria pele essa radiação visível que conhecemos como Luz e tentar embutir algum sentido nela.

Fonte: http://caiok.com/tag/ultra-violeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário