Click here for Myspace Layouts

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Como Funcionam as Bebidas Energéticas?


As bebidas energéticas, muito consumidas por atletas e jovens, são produzidas e distribuídas de duas formas. Primeiro existem as bebidas isotônicas, que têm como função a reposição de líquidos, como o Gatorade.

Depois temos as bebidas à base de cafeína, como Red Bull, que têm efeito estimulante. No caso desse tipo de bebida energética, elas conseguem diminuir a sonolência e garantem ganho extra de energia.

No entanto, se ingeridas em excesso, essas bebidas podem provocar efeitos colaterais sérios, como aumento da frequência cardíaca, insônia e câimbras. Além disso, as substâncias dessas bebidas também podem causar dependência.

As bebidas energéticas são consideradas hipertônicas, e são feitas a partir de metilxantina, vitaminas do complexo B, açúcares, guaraná, ginseng, maltodextrina, inositol, taurina, carnitina, creatina, glicuronolactona, ginkgo biloba, entre outros ingredientes.

Veja abaixo como funcionam os principais componentes das bebidas energéticas:

Taurina  – atua na contração do músculo cardíaco, pode criar uma sobrecarga física para o miocárdio. As pesquisas ainda são vagas, sendo que especialistas também acreditam que a substância age como antioxidantemuscular, diminuindo os danos causados por longas horas de exercícios.

Glucoronolactona - auxilia nos processos de eliminação de toxinas, age como um desintoxicante, diminuindo a fadiga e melhorando a performance.

Cafeína - melhora o desempenho físico e cognitivo, pois aumenta o fluxo sanguíneo nos músculos e no sistema nervoso central, mas o consumo exagerado pode causar tremores, desordens do sono e problemas gastrointestinais.

As bebidas energéticas, quando consumidas da maneira adequada, não causam problemas à saúde. A preocupação com esse tipo de bebida está relacionada aos excessos e à mistura desse tipo de preparação com bebidas alcoólicas.

É importante ressaltar que médicos e especialistas não recomendam o uso indiscriminado desse tipo de bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário