Click here for Myspace Layouts

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Como Funciona os Scanners?



Os scanners têm por função digitalizar um arquivo. Esta tecnologia esta presente em vários lugares e de vários tipos, como: scanners de mesa, scanners de pagina, scanners de mão, entre outros, mas não é isso que nos interessa no momento. O que estamos tentando saber é: como funcionam os scanners?
Quando colocamos uma imagem ou texto, por exemplo, em um scanner, um complexo sistema de lâmpadas, espelhos e lentes são responsáveis pela formação de uma imagem sobre o um filtro contido dentro do scanner.
Primeiramente a lâmpada ilumina o documento, desta forma o documento é refletido em um espelho em ângulo para outro espelho (dependendo do scanner pode ter até três espelhos), de forma que o ultimo espelho reflete a imagem em uma lente que é focada em um sensor de captura.
O principal componente de um scanner é o dispositivo de carga acoplado CCD, este é um sensor que captura as imagens que estão sendo digitalizadas. O CCD é uma placa com pequenos diodos que convertem os fótons emitidos pela reflexão da luz do arquivo a ser digitalizando em cargas elétricas. Quanto maior for o brilho, maior será o acumulo de carga elétrica acumulado em um ponto dessa placa.
Daí por diante, tudo ocorre por meio de um programa chamado reconhecimento óptico de caracteres ORC que captura a imagem ou texto que esta refletida no CCD e converte as informações para a linguagem de um software e envia para o computador.
Desta forma o scanner lê o bitmap (mapa de bits) gerado e vai reconhecendo cada caractere, cada espaço em branco, cada parágrafo, coluna, áreas e assim por diante. Pronto! Ai esta seu documento digitalizado!

Fonte: http://curiofisica.com.br/ciencia/fisica/como-funciona-os-scanners

Nenhum comentário:

Postar um comentário