Click here for Myspace Layouts

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Trabalho - 2ºA Col Rainha da Paz

TRABALHO DE FÍSICA – ESTUDO DOS GASES


Professor: Aguinaldo P. Ferreira

Turma: 2ª E.M.A

1) Na respiração normal de um adulto, em um minuto são inalados 4,0 litros de ar, medidos à 27 ºC e 1 atm de pressão. Um mergulhador a 43 metros abaixo do nível do mar, onde a temperatura é de 27 ºC e a pressão de 5 atm, receberá a mesma massa de oxigênio se inalar:

a) 4,0 litros de ar;

b) 8,0 litros de ar;

c) 3,2 litros de ar;

d) 0,8 litros de ar;

e) 20 litros de ar;

Obs.: apresentar os cálculos envolvidos na solução.

2) Durante o inverno do Alaska, quando a temperatura é de – 23 ºC, um esquimó enche um balão até que seu volume seja de 30 L. Quando chega o verão, a temperatura chega a 27 ºC. Qual o inteiro mais próximo que representa o volume do balão, no verão, supondo que o balão não perdeu gás, que a pressão dentro e fora do balão não muda e que o gás é ideal?

3) No interior de um pneu temos uma pressão de 2,30 atm quando a temperatura era de 27 °C. Depois de ter rodado uma certa distância, a pressão passou a ser de 2,53 atm. Supondo variação de volume do pneu desprezível, isto é, transformação isométrica, qual será a nova temperatura? Apresente os cálculos!

a) 29,7 ºC;

b) 57,0 ºC;

c) 33,0 ºC;

d) 330 ºC;

e) 273 ºC;

4) Um dos poluentes mais comuns é o monóxido de carbono (CO). Uma amostra contendo 4 mols desse gás exerce uma pressão de 2,46 atm à 27 ºC. Nessas condições, determine o volume ocupado pelo gás.

5) Os sucos de frutas engarrafados encontrados nas prateleiras dos supermercados contêm conservantes químicos, e um deles é o dióxido de enxofre, substância gasosa nas condições ambientes. Recentemente, jornais, rádios e as TVs anunciaram a retirada desses sucos do mercado, pelo fato de conterem um teor do conservante maior que mo permitido oficialmente. Qual a quantidade de SO2 (g) contido num recipiente igual a 1,0 L sob pressão de 22,4 atm, mantido a 273 K?

Dados: S = 32 g/mol; O = 16 g/mol

6) Um recipiente contém 6,0 litros de gás sob pressão de 3,0 atmosferas. Sem alterar a temperatura, qual o volume quando a pressão do gás for de 0,6 atmosferas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário