Click here for Myspace Layouts

sábado, 29 de agosto de 2009

Leis de Newton

LISTA DE EXRCÍCIOS DE FÍSICA – LEIS DE NEWTON


Vídeo no funal da lista

1) Para Newton, os corpos possuem inércia. O que significa isso?

2) As estatísticas indicam que o cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com que lei? Justifique.

3) Um bloco de massa 4,0 kg está inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal sem atrito. A partir do instante t = 0 aplica-se ao bloco uma força horizontal cuja intensidade é 12 N. Despreze a resistência do ar.

a) Qual é a aceleração adquirida pelo bloco?

b) Qual é a velocidade do bloco no instante t = 5,0 s?

c) Qual a distância percorrida pelo bloco desde o instante inicial até o instante t = 5,0 s?

4) Um bloco de massa 2,0 kg estava inicialmente em repouso sobre uma mesa perfeitamente lisa. A partir de certo instante, aplicamos ao bloco duas forças horizontais e perpendiculares, como mostra a figura. Sabendo que F1 = 6,0 N e F2 = 8,0 N, calcule a aceleração adquirida pelo bloco (despreze a resistência do ar).

5) João tem massa igual a 60 kg. Calcule o peso de João:

a) Em Belém, onde a aceleração da gravidade é 9,83 m/s2;

b) Em Santos, onde a aceleração da gravidade vale 9,80 m/s2;

6) Uma força tem intensidade F = 5,0 kgf. Calcule a intensidade dessa força em Newtons.

7) Tem-se um bloco de massa m = 4,0 kg apoiado sobre uma mesa perfeitamente lisa (sem atrito). Um menino puxa o bloco com a ajuda de um fio, exercendo uma força horizontal de intensidade T = 12 N. Calcule a aceleração que o bloco adquire.

8) Dois blocos A e B, de massas mA = 5,0 kg e mB = 7,0 kg, estão inicialmente em repouso sobre uma superfície plana e horizontal sem atrito, ligados por um fio ideal, como mostra a figura. A partir de determinado instante, aplica-se ao bloco a força horizontal F de intensidade F = 36 N. Calcule:

a) A aceleração do sistema;

b) A intensidade da força de tração;

9) Dois blocos A e B, de massas respectivamente iguais a 6,0 kg e 8,0 kg, estão inicialmente em repouso sobre uma superfície horizontal sem atrito. A partir de certo instante, aplicamos ao sistema uma força horizontal F de intensidade 70 N. Calcule as intensidades:

a) Da aceleração do conjunto;

b) Da força que A exerce em B;

c) Da força que B exerce em A;

video

Nenhum comentário:

Postar um comentário